8 Práticas Meditativas Para Poder Escolher

Assim Não Tem Desculpas Para não Experimentar...

Resultado de imagem para mindfulness bathing
Imagem Internet

  Meditar é um acto que nos acompanha desde que fomos criados há milhões de anos atràs; tendo consciência disso ou não, toda a gente medita; meditam as crianças, os adultos, em várias circunstâncias e em lugares variados.
O que acontece é que habitualmente as pessoas confundem MEDITAÇÃO com REFLEXÃO ou  “PENSAR PROFUNDAMENTE SOBRE…” e este tipo de enganos leva muitos a pensarem que MEDITAR é inútil ou fatigante.
O significado prático de MEDITAR é simplesmente entrar “no espaço vazio entre um pensamento e outro…”
Agora vamos ver 8 PRÁTICAS MEDITATIVAS muito agradáveis, tanto para iniciantes como para todos aqueles que praticam a MEDITAÇÃO com regularidade:

    
1 – MINDFULNESS

Imagem Internet
    Esta prática (trazida para o Ocidente por JON KABAT ZINN, médico de Medicina Preventiva nos E.U.A. e investigador de práticas milenares na gestão de stress) tem como FOCO CENTRAL o “agora”, isto é, o momento em que se está. Para fazer a sua prática de mindfulness, apenas é necessário CENTRAR-SE no que está a SENTIR DENTRO de si mesmo, e desligar-se do exterior. Nos primeiros minutos, os pensamentos tornam-se mais gritantes, pois damos mais por eles, porque ficamos despertos para os movimentos da mente,e como a chave do MINDFULNESS é OBSERVAR sem críticas, correcções, julgamentos ou fugas, então OBSERVAMOS os pensamentos a vaguear, mantendo o foco na respiração.


2 – MEDITAÇÃO CAMINHANDO

Imagem Internet

     Esta prática, tanto pode ser feita em casa, como ao ar livre (preferencial porque deste modo junta a prática ao prazer de estar com elementos naturais). Este exercício é recomendado sobretudo para aqueles que adoram fazer caminhadas e são adeptos de mais movimento, ou que ainda têm dificuldade com a quietude de outras práticas. A chave central para este exercício é FOCAR-SE nas sensações corporais, no impacto do pés em contacto com o chão, nas inspirações e expirações conforme se caminha; pode centra-se com um mantra simples ou com música instrumental  [para não ser tentado a distrair-se com o significado das “letras”]. Experimente lugares diferentes para caminhar, e torne esta prática um hábito.

3 – MEDITAÇÃO COM MANTRA

Resultado de imagem para mindfulness mantras
Imagem Internet



     MANTRA em sânscrito significa “som”, e nesta prática, você pode escolher um mantra com que se sinta confortável, para manter a sua mente focada num som repetitivo e que transmita frequências positivas ao corpo e à mente; há milhares de mantras, dos mais simples aos mais complexos, mas todos representam afirmações positivas e construtivas declaradas ao longo de milénios e por isso com uma força magnética própria.
Escolha MANTRAS simples tais como: “ESTOU EM PAZ”, “RESPIRO E DESCONTRAIO” “TUDO ESTÁ BEM EM MIM”, etc…
Sempre que um ou mais pensamentos se intrometerem, APENAS volte a CENTRAR-SE no MANTRA e na RESPIRAÇÃO; JAMAIS lute ou se envolva com os pensamentos que ocorrerem. Registe-os e volta à sua prática.

4 – MINDFULNESS NAS TAREFAS DIÁRIAS

Resultado de imagem para mindfulness mantras
Imagem Internet

Quer seja no trabalho ou em casa, esta prática de MINDFULNESS remete-nos para o FOCO do que estamos a fazer, e a sentir, mantendo-nos assim no FLUXO (termo usado em PSICOLOGIA POSITIVA e que significa “ estado de excelência mental que reúne alta motivação, concentração profunda, satisfação e alto desempenho”).


M5     5– MEDITAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO

Resultado de imagem para mindfulness eating
Imagem Internet

   
Podemos recorrer a esta prática, quando estamos a comer ou a beber algum alimento; requer que se SABOREIE  e se FOQUE nas texturas, paladar, aroma, mastigação e demais “envolvências e nuances” que pressupõem a ALIMENTAÇÃO. Esta prática é especialmente indicada para quem quer perder peso e para quem quer aproveitar ao máximo o momento de se alimentar e nutrir o corpo.

6 – MEDITAÇÃO COM A RESPIRAÇÃO RITMADA

Imagem Internet

     Esta prática apenas requer que você tome PLENA CONSCIÊNCIA de que está a RESPIRAR. Ajuda imenso que MENTALMENTE repita para si mesmo: “eu inspiro…” quando INSPIRA e “eu expiro…” quando EXPIRA, introduzindo assim um estado de “quase” auto hipnose que o vai mantendo FOCADO na respiração e no bem estar resultantes.

7 – MEDITAÇÃO NO BANHO OU DUCHE DIÁRIO

Resultado de imagem para mindfulness bathing
Imagem Internet

     Outra prática que nos traz um RELAXAMENTO inigualável, tanto para o sistema músculo-esquelético como para a mente, sendo outra forma de MINDFULNESS, sobretudo depois de um dia muito movimentado e que tenha tido muitos factores de stress: se for um banho de imersão, providencia óleos ou sais aromáticos para banho, ou queime um incenso ou essência, entre na banheira e SINTA a temperatura da água, o aroma dos sais ou óleos (ylang-ylang, jasmim, rosa ou sândalo ou outro), SINTA O CORPO a descontrair e a “descongelar” tensões acumuladas nos ombros, peito e costas. No DUCHE, sinta a água a escorrer pelo corpo, o calor, e o prazer simples do efeito. Seque-se e ao espalhar um hidratante na pele, volte a FOCAR-SE EM TODAS AS SENSAÇÕES corporais e mentais que este pequeno ”ritual” lhe proporciona.

8- MINI-MEDITAÇÕES


Resultado de imagem para mindfulness
Imagem Internet

    Sobretudo para iniciantes ou para fazer pequenas pausas no dia, MINI-MEDITAÇÕES são “espaços regulares” de cerca de cinco minutos, em que você pára tudo, centra-se na respiração, observa a “tagarelice da mente”, o pulsar do corpo, os músculos, o contacto da pele com a roupa e é só… É uma espécie de “sesta desperta” para o cérebro e um revigorar para a mente e corpo.

Depois de se inteirar sobre todas estas opções, diga lá a si mesmo se tem desculpas agora para não meditar? 

Imagem Internet



Comentários

  1. Na verdade a meditação deve ser boa para a mente e para o corpo. Mas ainda não consegui fazer...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

Mudanças Para Simplificar!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um