ISSO É MESMO AMOR?...

SERÁ MESMO AMOR?...

Bem…não sou eu que vou definir o INDEFINÍVEL, mas de toda a minha experiência profissional e de vida, bem que vos posso dizer que a enorme MAIORIA das vezes o que as pessoas sentem umas pelas outras, NÃO É de certeza AMOR, mas sim uma mistela de sentimentos infantis e reprimidos, que muito rapidamente, depois de extintas as brasas da paixão, se transformam em ódios de estimação, culminando muitas e infelizes vezes em crimes passionais.

A nossa Sociedade e Cultura não foram educadas para lidarmos com as emoções e navegarmos nas suas águas.
Não se desenvolveu a linguagem emocional; por isso só se sabe ora reprimir, ora extravasar com violência, e as consequências tanto de uma atitude, como da outra são terríveis na vida quotidiana.
Há imensa confusão reinante nas formas de amar entre humanos, as relações ficam doentias, pesadas, esgotantes, porque não há EDUCAÇÃO EMOCIONAL, e os relacionamentos acabam por se assassinar, mesmo antes de se entenderem.


A cultura popular, desde canções a prosas, recorrentemente fundamentam e alimentam as relações de codependência, fazendo crer que o amor rima com ciúme e sofrimento, que sem “ti” nada sou, retirando toda a dignidade ao AMOR generoso e liberto.
Permita-me que partilhe consigo algumas diferenças entre o AMOR e a paixão impulsiva e avassaladora que fui encontrando por aí:

 1.           A paixão vive da insegurança; o amor inteligente, da CONFIANÇA.

A insegurança desgasta e corrói o prazer, alimenta a dor cultiva o medo e o ciúme na relação.  A 
CONFIANÇA   traz o descanso, realça os afectos, e estimula a tranquilidade de quem se ama.
Se o amor não for sustentado de confiança um no outro, ele não se mantém, torna-se numa paixão instável, que gera doses de prazer em alguns momentos e doses maiores de sofrimento em outros. Quem desenvolve O AMOR INTELIGENTE confia em si e no outro, e alimenta o RESPEITO.
Uma pessoa insegura projecta a sua insegurança no outro, mina todo o terreno emocional; aquela pessoa que AMA confia e respeita.

2.            A paixão é controladora; O AMOR INTELIGENTE dá LIBERDADE.

Quem controla a vida de quem ama tem uma paixão egoísta, asfixia e sufoca a liberdade, controla as suas atitudes. Torna-se especializado em pôr obstáculos no caminho dele ou dela, ainda que disfarçadamente. O AMOR INTELIGENTE, pelo contrário, estimula a jornada e experiências de quem ama, reforça positivamente os seus dons e qualidades, apoia e dá suporte emocional quando se escolhe correrem riscos para pisar terrenos inexplorados ou a voar para fora das zonas de conforto.

Tenho mais algumas diferenças para lhe mostrar, e por isso, esse será um dos temas das próximas leituras…
Até lá, deixe nos comentários a sua visão da diferença entre AMAR e amar…
A sua opinião É IMPORTANTE para mim,


Mil Bençãos de AMOR

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um

Mudanças Para Simplificar!